quarta-feira, 7 de abril de 2010

Redes Sociais: Cuidado Com a Sua Imagem

rede social_tweet_cortar

Cuidado Com os Picaretas Virtuais, Tenha Bom Senso e Não Exagere

AS redes sociais como Orkut, Facebook, Linkedin e o Twitter, com certeza são ótimas ferramentas para você que está em busca de um vaga no mercado de trabalho. Quem está nessa condição deve ter muito cuidado na hora de traçar o seu perfil nesses sites. Além da possibilidade de criar uma imagem ruim para o empregador, o internauta pode ficar vulnerável a golpistas virtuais.

Existem consultorias de Recursos Humanos que procuram candidatos nos sites de relacionamento para aplicar golpes. Eles pegam o telefone da pessoa no site e ligam para oferecer uma vaga de emprego. Quando a pessoa vai ao local, a vaga não existe e eles cobram um valor para que ele participe de outros processos seletivos.

Os golpistas podem cobrar valores que variam entre R$ 1 mil a R$ 10 mil, dependendo do cargo para o qual a pessoa vai se candidatar. O candidato jamais deve pagar por uma entre- vista de emprego ou para participar de um processo seletivo. Caso você seja vítima de um golpe desse procure a polícia e faça a sua denúncia para que esses picaretas sejam tirados de circulação.

Tenha Sempre Bom Senso, Nada de Exagero

Além do usuário correr o risco de cair num golpe desses deve ter uma outra preocupação, a sua imagem. Todo cuidado é pouco na hora de traçar seu perfil num desses sites, pois os recrutadores e as empresas frequentemente analisam o perfil do candidato nos sites de relacionamento. “Nunca é bom expor demais a sua vida particular. Cuidado com fotos com bebida na mão e com tatuagens em excesso ou em lugares inadequados”, fique atento, o ideal é ter bom senso e evitar exageros e discrepâncias no que o candidato insere no perfil. Uma outra coisa muito avaliada são as comunidades que a pessoa faz parte, pois ela revela muito da personalidade do candidato.

Para quem está procurando uma vaga e precisa mostrar os contatos na rede, também vale algumas dicas para se precaver dos golpistas virtuais. Inserir telefone e e-mail é fundamental, mas endereço residencial e número dos documentos pessoais, como CPF e R.G., são completamente desnecessários.

Se liga, sem exageros e sem dar mole no tocante as informações que irão ser colocadas.

2 comentários:

Principe Encantado disse...

Boa matéria, serve de alerta.
Abraços forte

Marcos Pontes disse...

Agradeço pelo comentário. Continue colaborando conosco para que cada vez mais tenhamos um site melhor. Saúde e Paze sempre.

Postar um comentário

TecnoPontes - Tecnologia e Informação

TecnoPontes - Tecnologia e Informação