quarta-feira, 31 de março de 2010

Compartilhamento Ilegal

Mercado Espanhol Em Risco Por Conta de Download Ilegal
 
A Espanha está prestes a juntar-se à Coreia do Sul no conjunto de países onde o negócio dos DVDs deixou de ser rentável. O volume de downloads ilegais é tal, que a maioria dos estúdios de Hollywood, em grande parte dependentes da venda de DVDs, poderão vir a cancelar as suas atividades naquele mercado, tal como aconteceu no país asiático.
 
Entre 2006 e 2008 o compartilhamento de filmes e séries na Espanha passou de 132 milhões por ano para os 350 milhões, ao mesmo tempo que as vendas de DVDs caíram cerca de 30 por cento, segundo dados da Media-Control GfK, citados pelo El Mundo.
 
Entenda ainda que, enquanto em 2003 existiam 12.000 lojas de DVDs no país, em finais de 2008 funcionavam apenas 3.000. "Os usuários estão fazendo download de tantos filmes que estamos a um passo de considerar que o negócio de entretenimento na Espanha já não é rentável para nós", afirmou Michael Lynton, presidente da Sony Pictures.
 
Lembre-se que a Espanha está avaliando um projeto-de-lei que está gerando polémica por prever o encerramento de sites que permitam o compar-tilhamento ilegal de arquivos, entre outros aspectos.
 
Em declarações recentes, Angeles González-Sinde, Ministra da Cultura, que defende a nova lei, mostrou-se preocupada com a dimensão que o problema da pirataria assumiu na Espanha, acusando os operadores de telecomu-nicações de terem parte da culpa. "Estas empresas vendem de forma subtil a noção de que o acesso à Internet de alta velocidade vem com direito adquirido a baixar filmes gratuitos e assim o entendem os usuários", acusou.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Pirataria é crime, original é roubo, compartilhar é legal"

Marcos Pontes disse...

Compartilho com sua opinião ... Mas se for protegido por direitos autorais e não
tenha a autorização para compartilhar é tido como crime. Um trabalho pode ser
protegido por direitos autorais é ilegal para compartilhamento mesmo que não
esteja registrado no Departamento de Direitos Autorais dos Estados Unidos.

Postar um comentário

TecnoPontes - Tecnologia e Informação

TecnoPontes - Tecnologia e Informação