terça-feira, 23 de março de 2010

Atenção Usuários do Facebook e Twitter - Fique Ligado


Novas Tentativas de Ataque Aos Clientes do Facebook

Os clientes do Facebook são alvos de uma nova tentativa de ataque. O esquema, divulgado num alerta da McAfee, tem como objetivo capiturar os dados pessoais e de acesso a contas bancárias ou outros serviços online.

A forma de atuação é por mensagens de correios eletrônicos, enviada aos usuários, informando-os de que as suas senhas de acesso à rede social foram alteradas. Para ter acesso às novas credenciais terão de abrir um arquivo anexo à mensagem.

Se o destinatário da mensagem abrir este arquivo no PC automaticamente será instalado vários programas indesejados, incluindo um feito especialmente para o roubo de dados, em especial, senhas pessoais. Citado pela imprensa internacional Dave Marcus, da McAfee, teme que o ataque venha conseguir resultados com alguma expressão tendo em vista o elevado número de usuários do Facebook. Com cerca de 400 milhões de clientes ativos, o Facebook é a mais importante rede social do momento. Se o ataque for bem sucedido em apenas 10 por cento dos seus, já somarão 40 milhões de infectados pelo esquema.

O Facebook não comenta o caso, mas um porta-voz da empresa remete para informação já publicada sobre o tema, onde adverte os usuários para os perigos das mensagens falsas e recomenda que qualquer mensagem suspeita seja imediatamente deletada. A expressão do Facebook tornou-o um dos destinatários favoritos dos ladrões informáticos e o número de tentativas para usar o serviço e outros igualmente populares tem-se tornado cada vez mais relevante.

Em contínua atuação o Koobface, um worm que já tinha sido detectado pelas empresas de segurança e considerado extremamente perigoso. Os laboratórios da Kaspersky avisam aos usuários do Facebook e do Twitter, principais visados por mais este esforço de controle de PCs dos usuários que circulam por estes serviços sociais.

O Kooface infecta sites legítimos para que atuem como proxies para o seu principal servidor de comando e controle. O número de servidores que os computadores infectados com o Koobface usam para obter comandos e atualizações remotos tem-se mantido na centena, com algumas variações.

Fique Ligado - Cavalo manco não desce escada.

0 comentários:

Postar um comentário

TecnoPontes - Tecnologia e Informação

TecnoPontes - Tecnologia e Informação